Um Sistema de Qualidade

Somos líderes mundiais, na certificação de pellets de madeira, suportados num sistema transparente e independente, que garante a qualidade e o combate à fraude, na totalidade da cadeia de abastecimento.

Certificação independente

O ENplus® é um sistema de certificação independente. Expressamos, assim, a garantia da nossa total imparcialidade. Isto significa que, a avaliação da conformidade, é efetuada por organismos acreditados e que, os desenvolvimentos e atualizações dos requisitos do sistema são adoptados com completa independência. Numa frase, a qualidade do pellet é o único e último objectivo que perseguimos.

Organismos de certificação

As organizações independentes conhecidas como Organismos de Certificação são competentes para avaliar se  uma empresa candidata cumpre os requisitos, ou se o seu certificado deve ser suspenso. Os organismos de certificação ENplus® devem realizar as seguintes actividades de avaliação (conforme o caso):

  1. inspecção do equipamento, instalações, processos e sistema de gestão do cliente e recolha de amostras para ensaio, incluindo qualquer instalação de uma empresa com várias instalações;
  2. actividades de ensaio em caso de produção de pellets e ensacamento (tanto produtores como distribuidores).

Os organismos de certificação listados na ENplus® estão acreditados de acordo com a norma ISO/IEC 17065 com um âmbito sobre as normas ENplus® e são aprovados pela Direcção Internacional ENplus®.

ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO LISTADOS

Organismos de Inspeção e Ensaio

Os organismos de ensaio são responsáveis pela realização de um conjunto de ensaios laboratoriais normalizados em amostras de produtos. Os resultados são então comunicados ao Organismo de Certificação seleccionado, que decide a atribuição ou não do certificado ENplus®. Todos os Organismos de Ensaio listados devem ser acreditados e aprovados pelos serviços centrais da ENplus®.

ORGANISMOS DE ENSAIO LISTADOS

O que certifica o ENplus® ?

Se o ENplus® se estabeleceu como um sinónimo mundial de qualidade, em menos de uma década, deve-o, em larga escala, ao seu vasto âmbito que integra toda a cadeia de abastecimento do pellet de madeira. Desde os primeiros passos do processo produtivo até ao procedimento de entrega, garantimos de todos os atores têm orientações detalhadas, procedimentos de controlo eficientes e formação dedicada à sua disposição de modo a garantir níveis de qualidade elevados e consistentes.

Como é claro, os pellets têm, também, que obedecer a uma série de especificações técnicas. Juntamente ao comprimento e diâmetro, os pellets ENplus® são testados quanto à sua durabilidade mecânica, percentagem de finos, cinza e humidade, densidade aparente, poder calorífico e percentagem de aditivos. Todos estes requisitos garantem o correto funcionamento dos equipamentos, sem precalços e durante períodos alargados de tempo, quando abastecidos com pellets ENplus®.

Normalização e Certificação

Para compreender totalmente a génese e razão pela qual o sistema ENplus® foi desenvolvido, é essencial fazer a distinção entre normalização e certificação. Uma norma define um conjunto específico de requisitos, especificações ou características de um produto, processo ou serviço. As normas são geridas por organismos internacionais tais como o ISO e o CEN, e estão baseadas na opinião especializada e na contribuição de diversos stakeholders. Apesar de alguns quadros legislativos se referirem a normas, estas servem, tipicamente, como directrizes e não como disposições legais obrigatórias.

certificação prova que um produto, processo ou serviço cumprem requisitos específicos. Estes são, geralmente, suportados por uma norma internacional mas podem, também, divergir desta. Este é o caso do sistema ENplus®, cujos requisitos estão ampliante baseados na norma ISO 17225 mas ultrapassam-na em alguns parãmetros específicos. 

Essencialmente, os sistemas de certificação como o ENplus® poupam, aos consumidores, a tediosa tarefa de verificar as características do produto em comparação com as directrizes de uma norma ISO, através de um processo de verificação sistemático e eficiente. É por esta, entre outras razões, essencial que um sistema de certificação seja totalmente transparente e independente, de forma a proteger a sua marca registada e combater amplamente a actividade fraudulenta, garantindo, assim, que o selo seja sempre reconhecido como uma marca confiável.

MAIS SOBRE GESTÃO DE FRAUDE